Segurança Rodoviária

A DEKRA é líder Mundial em Inspeções de Veículos.
A Master Test integra, desde agosto de 2017, o universo DEKRA.

Conheça o nosso empenho global para uma maior segurança no tráfego rodoviário, iniciado pela DEKRA há mais de 90 anos.

Saiba mais, em DEKRA Roadsafety

 

Checklist de segurança

  

Verifique regularmente as condições de segurança do seu veículo.

 

Acondicione correctamente a bagagem a transportar.

 

Adapte a sua condução às condições do veículo, à intensidade de tráfego, às condições da via e ao estado do tempo.

 

A fadiga, o álcool, entre outros factores, prejudicam a aptidão para conduzir.

 

Mantenha uma distãncia segura em relação ao veículo que circula à sua frente.

 

Antes de ultrapassar, certifique-se que o pode fazer com segurança.

 

Utilize sempre o cinto de segurança.

 

Utilize sempre o cinto de segurança.

 

Utilize sempre o cinto de segurança.

 

Verifique regularmente a pressão dos pneus e faça periodicamente o alinhamento, equilibragem e rotação dos pneus.

 

Motores de combustão interna requerem lubrificante

Verificar o nível de óleo é tão importante quanto reabastecer

Um motor de combustão interna necessita de óleo tanto quanto necessita de combustível para funcionar. Se houver óleo insuficiente, mais cedo ou mais tarde haverá aumento do desgaste, problemas térmicos, mau funcionamento e possivelmente danos significativos no motor. A verificação regular do nível de óleo do motor de acordo com as especificações do fabricante é tão essencial quanto o reabastecimento de combustível.

Quando se trata de verificar o nível de óleo do motor, basicamente nada mudou ao longo dos anos. Do ponto de vista técnico, a regra geral de verificar o nível do óleo do motor pelo menos a cada 1000 Km ou antes de viagens longas ainda se aplica. É melhor retirar a vareta ou verificar o computador de bordo uma vez a mais, do que uma vez a menos. O óleo do motor garante que tudo funcione bem no motor a combustão: ele lubrifica as partes móveis, evita o desgaste excessivo, arrefece os componentes e reduz o ruído, garantindo que o conjunto funcione de facto. Simplificando, nada funciona sem óleo. Se peças como a cambota e a árvore de cames forem não lubrificadas, elas podem funcionar 'a seco' e causar sérios danos ao motor. Recomenda-se o máximo cuidado quando a luz de advertência vermelha da pressão do óleo (símbolo do recipiente de óleo) acende durante a condução. Este aviso significa que os condutores devem parar imediatamente, desligar o motor e, sob nenhuma circunstância, continuar a viagem, pois há problemas com a pressão do óleo (ou seja, há um risco definido de danos dispendiosos no motor). A ação também é necessária se a luz indicadora laranja/amarela (recipiente de óleo com linha ondulada) acender. Neste caso, verifique imediatamente o nível de óleo e reponha, se necessário.

Nem muito, nem pouco

Para verificar o nível do óleo, o veículo deverá ser imobilizado numa superfície plana, deixar o motor arrefecer durante um a dois minutos e medir então o nível do óleo à temperatura de funcionamento. Se o nível do óleo estiver muito baixo (abaixo da marca mínima), deve completar-se o óleo do motor; caso contrário, existe o risco de falta de óleo e danos causados ao motor. Um nível de óleo excessivamente alto (acima da marca máxima) é igualmente perigoso. Neste caso, deve contactar-se imediatamente uma oficina para investigar o motivo para o aumento de óleo, pois existe o risco de aumento do desgaste e danos causados ao motor, catalisador e filtro de partículas. Ao reabastecer o óleo, é indicado não adicionar excessivamente. É recomendável adicionar óleo gradualmente: “Comece com um quarto de litro e depois meça para ter uma ideia da quantidade de óleo que ainda será necessária”. É igualmente importante respeitar os intervalos de substituição de óleo do motor preconizados pelo fabricante – se o óleo permanecer no motor demasiado tempo, a função de lubrificação irá perder-se, aumentando o desgaste e danificando o conversor catalítico. O óleo deve ser substituído de acordo com as especificações do fabricante, no momento indicado no computador de bordo.

A escolha do óleo certo

Ao escolher um óleo de motor, não se confunda com a multiplicidade de classificações e designações. Além da classe SAE, que é baseada na viscosidade (ou seja, nas propriedades de fluxo do óleo), há a classificação API do American Petroleum Institute e a especificação ACEA da European Automobile Manufacturers' Association, além da classificação dos padrões próprios dos fabricantes. “É crucial que os automobilistas abasteçam apenas com um produto aprovado pelo fabricante automóvel para o motor em questão”. “Caso não seja utilizado o tipo de óleo preconizado, poderão ocorrer danos no motor e o Cliente perder o direito de garantia.” Para saber qual é o óleo adequado, é aconselhável que os automobilistas entrem em contato com o centro de serviço autorizado da sua marca e consultem o manual do veículo.

 

Vai levar o carro à inspeção?

Esteja atento/a ao novo quadro de classificações de deficiências das inspeções técnicas de veículos.

Entra em vigor, a 1 de novembro, a deliberação n.º 723/2020 do Conselho Diretivo do IMT, I.P. que altera o quadro de classificação de deficiências das inspeções técnicas a veículos. Esta nova definição e classificação de deficiências resulta da transposição da diretiva 2014/45/UE que harmoniza para todos os Estados Membros, a definição e atribuição do grau de deficiência às observações e verificações efetuadas nas inspeções técnicas a veículos automóveis, permitindo assim um reconhecimento mútuo das inspeções realizadas nos vários países da União Europeia.

As principais alterações introduzidas com a Deliberação prendem-se com:

- Desdobramento de todas as deficiências detalhando a sua descrição para que as mesmas sejam comparáveis entre inspeções realizadas por diferentes inspetores e para que sejam perfeitamente entendíveis pelos proprietários dos veículos inspecionados;

- Introdução de anexo específico para deficiências relacionadas com veículos Híbridos e Elétricos;

- Introdução de deficiências específicas de veículos de transporte de crianças e de transporte de deficientes

- Introdução de deficiências relacionadas com sistemas EPS (Direção Assistida Eletrónica), EBS (Sistema de Travagem Eletrónico) e ESC (Controlo Eletrónico de Estabilidade);

- Definição de novos valores máximos de opacidade de acordo com a Diretiva.

Foram ainda introduzidas novos tipos de deficiências, por exemplo:

- O controlo de alteração do nº de quilómetros entre inspeções no sentido de precaver eventuais fraudes de manipulação dos conta-quilómetros nos atos de transações de veículos usados. Ou seja, será anotada esta informação na ficha de inspeção que se manterá como informação obrigatória nas inspeções subsequentes.

- Controlo das necessárias operações de Recall quando estão envolvidas questões de segurança e aspetos relativos à proteção do ambiente.

- Sempre que as condições de limpeza prejudiquem as observações durante a inspeção, o veículo deve ser reprovado e o inspetor deve descrever na ficha de inspeção a não realização dos ensaios e verificações correspondentes à inspeção por não existirem condições de limpeza.


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Manutenção Automóvel

A manutenção automóvel é fundamental para prolongar a vida útil dos automóveis e, principalmente, para garantir a segurança dos condutores e passageiros. Para tal, estar atento e saber ouvir o seu veículo são duas premissas fundamentais da manutenção auto, pois ajudam a compreender as queixas e sintomas assim que estes aparecem.

São vários os tipos de manutenção automóvel disponíveis para manter a saúde do seu automóvel em dia. Entre elas estão: a Manutenção Preditiva , Manutenção Preventiva e a Manutenção Corretiva . Veja abaixo quais são as diferenças entre os tipos e descubra qual o plano de manutenção ideal para o seu automóvel!

Manutenção Preventiva

Tal como o nome indica, o objetivo da manutenção preventiva é “prever”. Optar por regularmente fazer uma manutenção automóvel permite evitar problemas maiores, uma vez que vai estando atento ao desgaste do veículo, podendo substituir algum componente que seja necessário. Chama-se a isto manutenção preventiva, pois permite-lhe precaver-se antes de avançar para a revisão preconizada do seu veículo, bem como para a inspeção periódica obrigatória, evitando mais estragos e até despesas.

Manutenção Preditiva

Este tipo de manutenção tem o mesmo objetivo da manutenção preventiva, mas a sua aplicação é o que distingue ambas. Ainda que o objetivo seja prever problemas de modo a evitar que aconteçam – ou evitar acidentes e maiores riscos –, a manutenção preditiva é baseada em sinais do automóvel que indiquem possíveis problemas que necessitem, de facto, de manutenção.

Isto é, enquanto a manutenção preventiva é uma manutenção auto feita regularmente, independente de o veículo apresentar ou não problemas, a manutenção preditiva submete o veículo a uma avaliação regular para identificar desgastes, falhas, ruídos ou outros sinais para só então realizar a manutenção.

Um plano de manutenção preditiva pode ser ligeiramente mais caro que o plano de manutenção preventiva, uma vez que exige equipamentos, testes e avaliações adicionais, antes de efetivamente se realizar a manutenção automóvel.

Manutenção Corretiva

Quando o objetivo da manutenção automóvel não é prever, mas corrigir um problema que o veículo está a apresentar, chama-se a isto manutenção corretiva. Esse tipo de manutenção corrige um problema já identificado e que está operante no veículo. Esta trata-se de uma manutenção necessária, contudo, pode não ser a mais vantajosa em termos de vida útil, custos e segurança.

Tanto as manutenções preventivas quanto as manutenções preditivas apresentam vantagens relativamente à manutenção corretiva, já que evitar que o problema de facto se instale pode sair mais barato – e é definitivamente mais seguro – que ter de substituir por completo uma peça que carecia de manutenção.

É fundamental adoptar o hábito de fazer uma manutenção veicular de forma regular, para não correr o risco de levar a sua viatura à oficina e ser necessário substituir mais peças do que aquelas com que estava a contar.

Se pretende garantir que o seu veículo usufrui de um tempo médio de vida rico em qualidade e dotado de boas condições, pode e deve seguir-se pelas dicas de manutenção que disponibilizámos para si no nosso site. Saiba mais também sobre Prevenção Rodoviária e conduza em segurança com a DEKRA Mastertest Inspeções!


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